Quantcast
Channel: André Dib » o-cavalo-de-turim
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Diário de Berlim – sábado (dia 10)

$
0
0

Enfim, chegamos ao último dia da Berlinale. Hoje à noite, em cerimonia de gala, saberemos quais serao os melhores do festival na opiniao do júri oficial, presidido por Isabela Rossellini e da crítica, do qual faz parte o brasileiro José Carlos Avellar , do site Escrever Cinema. Os favoritos continuam sendo o iraniano Nader e Simin, a separacão e o húngaro O cavalo de Turim. Este último é de um cinema rigoroso e erudito, sem concessões. A experiencia de assisti-lo é fenomenal. Não se esquece um filme assim tão facilmente.

Além de ser muito bom, Nader e Simin, a separação tém a seu favor o fato de representar um país de forte tradicão de cinema, cujo um de seus maiores representantes, Jafar Panahi, se encontra detido pelo governo do Irã, que ainda o proibiu de realizar filmes nos próximos 20 anos. A Berlinale fez do caso uma bandeira e conceder o premio máximo ao filme de Asghar Farhadi só reforcaria essa posição. Além disso, na seleção deste ano temos muitos realizadores estreantes. Não é o caso de Farhadi, que 2009 levou o Urso de Prata de melhor direcão por À procura de Elly. É meio caminho para o Urso de Ouro.

Também no páreo está o longa norte-americano ambientado na Albania, O perdão de sangue. Pegou muita gente desprevenida na sessão de ontem. Agora é esperar o resultado, às 19h. Daqui a pouco, mais notícias aqui no blog.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images